Programa Ser em Paz

O Programa Ser em Paz é um programa de educação não formal que a Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz vem desenvolvendo com sucesso nas escolas municipais Dona Angelina Maffei Vita, Professor José Maria Pinto Duarte e no colégio Pauliceia.

Com o Programa Ser em Paz nas escolas, os professores se tornam multiplicadores das práticas e conceitos da cultura de paz como tema transversal, de maneira integrada ao currículo tradicional. Os alunos praticam meditação diariamente e participam de encontros coordenados pela Fundação. Os pais, familiares e comunidade são envolvidos em atividades especiais. Dessa forma, professores, pais, alunos e comunidade têm a oportunidade de vivenciar o Ser em Paz.

O programa tem como ferramenta principal a realização diária da meditação, chamado de exercício de respiração e concentração*, por todos os alunos e se diferencia na medida em que posiciona o indivíduo como responsável direto e protagonista do desenvolvimento da cultura de paz. Como resultados esperados, conforme o programa se aplica e de acordo com as disposições e características individuais e do grupo, o público atendido poderá desenvolver maior resiliência e bem-estar, concentração, maior equilíbrio emocional, habilidade para se relacionar, clareza de pensamento, criatividade, autoconfiança e eficiência.

Aos poucos os envolvidos se tornam sensíveis ao propósito da construção conjunta dos valores da não violência, tais como: maior cooperação social, respeito mútuo, amizade, harmonia e equilíbrio.