Nos dias 19 e 20 de setembro, a Fundação Lama Gangchen para a Cultura de Paz realizou um workshop de imersão com seus colaboradores. Simone BambiniNegozio, Daniel Calmanowitz e Monica Miguez Guimarães apresentaram a metodologia que vêm desenvolvendo e aplicando no programa Ser em Paz, um programa de educação não formal que tem como base conceitos e práticas da cultura de paz.
A prática essencial proposta pelo programa é a meditação, chamada, em alguns contextos, de exercício de respiração e concentração. Os participantes da imersão puderam praticar juntos e conhecer o que diz a ciência a respeito dos benefícios desse exercício.
Um dos aspectos fundamentais do programa Ser em Paz é a mudança do paradigma de como nos relacionamos com o mundo. Essa mudança exige um processo de conscientização sobre as próprias atitudes internas violentas, para então transformá-las em atitudes de paz.
Outros pontos abordados no encontro e que norteiam o trabalho de educação para a paz realizado pela Fundação são:a interdependência, a comunicação não violenta, a impermanência, a intersubjetividade, o amor e a compaixão.
Foram quase 18 horas de atividades, experiências e vivências compartilhadas entre os 20 participantes. Ao final, os colaboradores foram convidados a participar dos projetos atualmente em andamento: na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Angelina Maffei Vita, no Colégio Paulicéia, nas oficinas com o grupo de jovens da Paróquia Santa Adélia e na própria sede da Fundação, nas meditações abertas ao público.
Se você também quer se tornar um colaborador da FLGCP, entre em contato conosco pelo e-mail<adm@napaz.org.br>.
Confira, a seguir, algumas fotos do workshop.