Ser em paz

A Educação para a Paz é uma educação para a vida, que propõe o desenvolvimento de seres humanos mais equilibrados, física e emocionalmente, capazes de lidar com todos os aspectos da sua vida, como escola e trabalho, ou fora deles, de forma mais pacífica, harmônica e feliz.

Neste âmbito, a FLGCP desenvolveu os programas de educação para a paz, que integram a educação formal e de educação não-formal, com o objetivo de transformar a cultura de violência numa cultura de não-violência, numa cultura de paz.

Com o Programa Ser em Paz nas escolas, os professores se tornam multiplicadores das práticas e conceitos da cultura de paz como tema transversal, de maneira integrada ao currículo tradicional. Os alunos praticam meditação diariamente e participam de encontros coordenados pela Fundação. Os pais, familiares e comunidade são envolvidos em atividades especiais. Dessa forma, professores, pais, alunos e comunidade têm a oportunidade de vivenciar o Ser em Paz.
Programa Ser em Paz em diversos contextos – beneficiários diretos se tornam multiplicadores das práticas e conceitos de cultura de paz. Aprendem a praticar e a ensinar os exercícios de respiração e concentração.

Entendemos que é necessário uma mudança de paradigma sobre como nos relacionamos com o mundo em que vivemos. Esse novo paradigma se estabelece em dois momentos – uma primeira etapa de conscientização, processo que se inicia no olhar sincero para si próprio e o tipo de impacto de nossos hábitos na sociedade e no meio-ambiente; seguido por uma etapa de transformação, processo de elaborar e praticar soluções criativas para minimizar o impacto negativo, assim como gerar impacto positivo.

O Programa de Educação para a Paz SER EM PAZ se diferencia na medida em que posiciona o indivíduo como responsável direto do desenvolvimento da cultura de paz.

Como resultados esperados, as pessoas envolvidas nos programas desenvolvem mais suas qualidades como concentração, determinação, habilidade para se relacionar, clareza de pensamento, criatividade, eficiência, e diminuem a tensão, hostilidade, irritabilidade, insegurança, raiva, entre outros.

Os programas serão adaptados e implantados conforme as necessidades específicas de cada parceiro, como escolas, ONGs, cursos pré-vestibulares, empresas, hospitais, e outros.

Veja nossos vídeos

Escola de Paz

Implantar o Programa de Educação Escola de Paz para alunos, professores, funcionários, respectivas famílias e comunidade, promovendo a Cultura da Paz Interna como norteador das ações e relações entre as pessoas, hierarquias e condutas, tanto educacionais quanto pessoais.

Público Alvo

Professores
Formar os professores para se tornarem multiplicadores da Educação de Paz, que desta forma irão contribuir com o desenvolvimento da CP dentro da escola e fora dela.

Alunos
Promover a melhora nas relações interpessoais entre alunos, e entre alunos e professores; a maior capacidade para lidar com os conflitos tanto internos como externos de maneira positiva e pacífica.

Famílias dos Alunos e Comunidade
Envolver e mobilizar famílias e comunidade, para que tomem conhecimento dos programas de cultura de paz da escola e de seus valores, tornem-se parceiros do programa, desta forma fortalecendo o trabalho feito com os alunos.

Duração – projeto padrão – 4 semestres letivos
Projeto 2013-2014
EMEF Angelina Maffei Vita – Bairro Casa Verde

ONG de Paz

Promover o desenvolvimento da Paz Interna como norteador das ações e relações entre as pessoas, hierarquias e condutas, tanto educacionais como pessoais.

Público Alvo

Colaboradores
Capacitar os colaboradores da organização a serem multiplicadores da Educação de Paz.

Comunidade
Mobilizar a comunidade na qual a organização atua, para que esta tome conhecimento do projeto de cultura de paz da ONG, torne-se parceira do programa, e seja sensibilizada para a necessidade de transformação da cultura de violência na cultura de paz, através do desenvolvimento da paz interna.

Duração – projeto padrão – 4 semestres letivos
Projeto 2013 (2.a fase do programa)
Movimento Comunitário Estrela Nova.